RESENHA: O Gabinete do Dr. Caligari (1920) de Robert Weine

O Gabinete Do Dr. Caligari (1920)

De Robert Wiene 


Como que dentro de uma cena retirada de um sonho sombrio é a história deste clássico do Expressionismo alemão. O movimento que ganhou força através da técnica dos cenários cubistas e da maquiagem pesada tem como uma de suas principais obras Das Cabinet des Dr. Caligari. Assim como muitos outros do gênero (O Golem, Metropolis, Nosferatu), os clássicos do Expressionismo alemão contam com narrativas mudas e perfomances intensas, captando os olhares furtivos ou assustados dos atores. As histórias, em geral sobre assuntos ligados ao sobrenatural, transformam o silêncio da película num caminho imprevisível. No Gabinete do Dr. Caligari, o sonâmbulo Cesare é hipnotizado pelo seu mestre e passa a cometer crimes na calada da noite, levantando a obscura temática do sonambulismo como arte mística.

Não muito distante, temos uma figura que tomou emprestada a caracterização de Cesare, o nosso querido Edward Mãos-de-Tesoura, sendo o próprio Tim Burton um grande fã do gênero expressionista alemão.

Somado a ele, temos uma moça com traços clássicos, como que saída de uma moldura antiga, que é raptada durante a noite. Outro ponto interessante sobre o gênero são as transições de turno, marcadas pela tonalidade mais amarela (quando dia) e azul (quando noite), e numa velocidade acelerada quando são mostrados flashbacks.

A grande sacada na história é quando são postas a prova sanidade e loucura, sonho e realidade. Vale dizer que, assim como a maioria das obras do expressionismo alemão, Caligari também desenvolve seu enredo num ritmo diferente, teatral, em meio a cenas quase claustrofóbicas desenhadas com rabiscos distantes, como que num pesadelo sombrio.

Vale a pena conferir:

O Golem
Metropolis
Nosferatu 
O Vampiro de Dusseldorf
Os Nibelungos
Fausto
RESENHA: O Gabinete do Dr. Caligari (1920) de Robert Weine RESENHA: O Gabinete do Dr. Caligari (1920) de Robert Weine Reviewed by Filippo Skandar on novembro 04, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário

Masterchef

About Me
Munere veritus fierent cu sed, congue altera mea te, ex clita eripuit evertitur duo. Legendos tractatos honestatis ad mel. Legendos tractatos honestatis ad mel. , click here →